O lugar de onde fazes as tuas escolhas, cada nova escolha... a cada instante!
______________________
Silenciei-me por este lugar que me é querido e regresso hoje de novo aqui…
Fiz novas escolhas!
Todos os dias fazemos novas escolhas, eu, tu, nós enquanto família, sociedade, grupo…
E cada escolha pressupõe um novo caminho que se abre, como um portal que se nos apresenta e o qual nos propomos, ou não, percorrer.
Nesta foto, este grande OLHO central, “o” olho que tudo vê, é o centro de uma GRANDIOSA Mandala de Eneagrama, ferramenta que agora sim, posso dizer que conheci na sua infinita sabedoria sagrada, que através dos seus nove raios e diferentes níveis de consciência, me trouxe a olhar para quem somos na nossa luz e sombra, na nossa TOTALIDADE!
Sempre que caminhamos no entendimento e conhecimento de nós mesmos, já não podemos voltar atrás e fingir que não vimos ou percebemos a realidade segundo uma nova visão. E com esta nova visão surgem necessariamente novos caminhos, novas possibilidades e com elas novas escolhas surgem.
O que fazemos é sempre UMA ESCOLHA e não escolher é sempre também uma escolha.
Ficar no mesmo lugar é uma escolha.
Aceitar o processo de mudança de nós, da nossa realidade, da nossa vida (profissional, familiar, social, …) não é um processo simples, implica dor e implica perder parte da nossa identidade conhecida. Implica perder as nossas referências e perder o “conhecido”. Surge um espaço vazio, precisamente, desconhecido. Prosseguir implica um ato de Fé! Significa seguir com a incerteza do que virá e é sempre uma escolha.
Todos os dias fazemos escolhas! A todo o momento fazemos novas escolhas e seguimos… caminhando.
Queremos ansiosamente conhecer e antecipar os passos seguintes; queremos programar detalhadamente o percurso; queremos CONTROLAR todas as eventualidades… e bom, que grande engano. Fazemos a viagem permanentente entre o nosso passado, amarrando-nos ao que nos trouxe “estabilidade e segurança” e queremos projetar-nos para o futuro, agarrados visceralmente a essa mesma conhecida segurança e estabilidade…
E no percurso raramente estamos presentes “AGORA”.
Antigamente dizia-me sem perceber, “que raio é a magia do aqui e agora?”
E não entendia porque simplesmente vivia a querer controlar o que vinha, a querer controlar os resultados que queria assegurar. Quando sob stress e quando me sinto em total desconexão de mim ou com quem interajo revisito este lugar, já quase só como força bruta que também existe em mim, e de um lugar no qual me sinto indefesa, arranco como uma guerreira cega, desnorteada e vou...
Raramente me corre bem desde esse lugar onde me perco.
Aqui e agora é estar presente no presente, bela redundância, é estar no presente momento, consciente de mim no meu corpo, consciente de tudo o sinto em mim, das emoções e sensações que me habitam e tocam, consciente da minha mente, mais ou menos silenciosa. É um PRESENTE!
Este exercício de presença é um exercício para a vida e as escolhas que fazemos, a cada instante, ditam este estado de maior ou menor presença em nós.
Escolho hoje centrar-me, estar presente em mim, ciente do momento presente para que, em sintonia comigo, alinhada com a minha alma, me preparar para o passo que escolho dar agora. Um primeiro passo!
E começo a cada dia.
Começo seguindo, com um primeiro passo somente…
Escolhe… presente em Ti!
Por ti e para ti com muito carinho!
______________________
Categories: : alinhamento, autoconhecimento, Avançar, caminhos, cura e sanação, harmonia, inicio, presença, Eneagrama