O Significado Que Dás Ao Que Te Acontece...

Posted On Apr 15, 2021 |

Um olhar para os SIGNIFICADOS que atribuímos ao que nos acontece e que invariavelmente condicionam a nossa realidade e as nossas relações.


Significados... eis um universo subjetivo e altamente sensível, que arrasta muitos momentos e muitas relações para um abismo sem retorno.

No instante em que atribuís um significado a algo que te sucede, estás a condicionar o que daí advém, já que, face a esses significados, tomas decisões e ages em determinado sentido. Os significados condicionam, pois, as tuas escolhas e as tuas ações, obrigando-te a lidar de seguida com as consequências dessas mesmas escolhas e ações, as positivas e as negativas.

Sobretudo quando REAGES ao que te sucede, habilitas-te a um infindável chorrilho de eventos que podiam simplesmente ser evitados, daí ser tão importante estares consciente dos significados que atribuis ao que te acontece, pois estes vão ditar o que te vai acontecer a seguir, qual profecia celestina.

E se por momentos te permitisses acolher o que te acontece como uma nova possibilidade de trazeres um novo significado ao que vives, mais positivo, mais ecológico e vantajoso no impacto e repercussões para todos os envolvidos? Porque não?

E se assumisses que tudo o que te acontece, ACONTECE PARA TI, e NÃO
somente "A Ti"? Para poderes sanar uma relação importante algures ferida ou mesmo perdida; para te poderes redimir de um passo dado que teve implicações que não esperavas; para poderes experimentar uma nova realidade; para curares feridas do passado que ainda habitam em ti e às quais estás irreparavelmente presa até te permitires curar esses hiatos em ti; para dares um novo rumo à tua vida pessoal, profissional, a dois, familiar".. ; para abraçares finalmente o projeto que tens guardado na tua mente e que insistias em não revelar ao mundo; para finalmente deixares partir algo que já não te serve, não te acrescenta e que te mantém aquém de ti, condicionada... Para que possas finalmente escutar e dar voz ao que o teu coração e a tua alma anseiam por revelar como o teu propósito e a tua missão nesta jornada terrena.

O significado que dás a tudo o que te acontece traduz aquela que é e será a tua realidade pessoal, com implicações na tua satisfação, na tua alegria de viver, na tua saúde e bem estar, na tua realização pessoal, no sentimento de teres contribuído para algo maior que tu mesma, o que quer que seja esta contribuição ou qualquer que seja a forma como ela se vai materializar e expressar...

E se te permitisses abraçar significados maiores para o que queres viver, de hoje em diante, por onde começarias? O que é que definitivamente deixarias cair em relação a todos os significados que poluíram algures a tua história de vida?

Durante muito tempo duvidei e questionei a minha capacidade de concretização, a todos os níveis. Julgava-me, com pesados custos emocionais, incapaz, insuficiente... Ainda que todos os resultados que obtinha mostrassem o oposto, desacreditei e duvidei durante MUITOS ANOS de mim mesma. Bloqueava-me constantemente... Não me achava suficiente para fazer, concretizar e alcançar. Atribuía-me frequentemente um atestado de incapacidade face aos desafios que me surgiam...

Quanto ao amor acreditei que só me doando até um patamar de exaustão poderia vivê-lo verdadeiramente. E decorrente desta forma de “ver” o amor, assumia responsabilidades e papéis que não eram meus, os quais me desgastavam e consumiam consequentemente, fazendo consumir essas relações...

E só quando, a dado momento me permiti olhar de frente para estas questões e significados, em grande medida associados à busca incessante da perfeição (síndrome que assola a maior parte das mulheres que conheço, levando-nos a querer dar as melhores respostas possíveis como a mulher, a mãe, a filha, a amante, a profissional, a dona de casa, a amiga PERFEITAS - tamanha ilusão), pude começar o processo de sanação e superação destas formas de estar, destes padrões, trazendo-me a integrar novos significados perante os desafios que me eram propostos e sobre a forma de estar nas relações. E a minha realidade mudou desde então.

Porque cada significado que dás a tudo o que te acontece tem uma implicação imediata, cuida dos significados que te dás de hoje em diante. Olha-os como possibilidades, não como condicionamentos. Não te limites à partida, nem limites as tuas relações por um significado que atribuis num determinado instante.

Se te puder deixar uma maior pergunta que te possa ajudar no momento de dares e trazeres um significado ao que te acontece, sugiro-te esta: De que formas podes olhar para o que te está a acontecer neste instante?

Cultiva este olhar que faz expandir o teu horizonte com mais opções, algumas das quais podes até não ter considerado. Abraça-as sem julgamento numa fase inicial e olha para o que te acontece como um observador que testemunha um acontecimento, com um olhar neutro, para então poderes decidir e agir em total consciência, sem reagires por impulso!

A ti desejo-Te BONS SIGNIFICADOS!




___________________________



Categories: autoconhecimento, relacões, relacionamentos, significados, realidade, convicções, condicionamentos